Qual é o tema do seu blog?
- Luiza Maia
- 25 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Uma parte de mim... Que abro a vocês
Bem-vindos ao meu portifólio, ao meu mundinho enxergado através das lentes.
Esse é o momento que eu finalmente posso reunir todos as paisagens, pessoas e cenas que demoraram mais no meu olhar nos últimos anos, e que, graças ao clique, podem ser exibidas sem tempo final de duração.
Registrar, eternizar. Tanto o trabalho de fotografar quanto o de reunir tudo em um portifólio fazem parte de uma tentativa de tornar as lembranças e os momentos eternos. É, claro, existem outras funções que envolvem a fotografia. Impressionar, fazer uma composição estética interessante, passar ou reforçar uma mensagem, denunciar uma situação... São muitas as possibilidades. Tudo que eu ainda quero debater sobre aqui, nesse humilde blog, mas vou deixar para outra ocasião.
Primeiro, gostaria de celebrar com vocês essa conquista de ter meu próprio espacinho na internet para exibir meu trabalho. Que é um pouco de hobby, um pouco de trabalho (que ainda tenta ser e espero que seja cada vez mais) profissional. São muitos os cliques continuamente registrados por mim, a cada dia, semana, e muitos tirados desde que eu descobri a paixão pela fotografia, aos 14 anos de idade.
Assim como a escrita, a fotografia sempre foi minha forma de repassar adiante o que eu sinto, enxergo e penso sobre o mundo - e muitas pessoas talvez não sintam essa urgência, mas eu sinto. Não gosto de guardar as experiências somente comigo, porque o olhar do outro é tão importante. Pelo reconhecimento, primeiramente, porque ter a afirmação do outro faz bem pro nosso eu, não é mesmo? E, principalmente, porque o olhar do outro traz novas leituras, interpretações e observações, que muitas vezes nós não teríamos sozinhos.
Acho que é assim que se faz a arte. Nessa construção de significados que surgem entre o olhar do criador e o olhar de quem interpreta a obra. Ou então, posso estar falando muita baboseira.
O importante é que você está aqui comigo agora. E eu espero ter seu olhar aqui comigo pra trazer ainda mais significado ao que eu observo.
Continue acompanhando por aqui os meus pensamentos, explicações e histórias sobre meus cliques. Pode se sentar. Fique à vontade.


Quer acompanhar mais textos meus, para além da fotografia? Eu tenho um canal bacana de troca lá no Medium.
Comments